quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Constipação – o que se pode tomar na gravidez


Apanhei uma noite fria em que me esqueci do casaco e foi o suficiente para começar logo com expetoração e uma leve dor na garganta. Passei o inverno sem me constipar e agora constipo-me no verão, só mesmo a mim!
Mas pelos vistos é normal nas grávidas visto que o sistema imunitário está menos activo, e isso acontece porque o bébé é algo estranho ao corpo e este teria tendência a defender-se, não deixando que o bebé se fixasse na parede do útero. Por esta razão e também devido á perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais as grávidas estão mais sujeitas a vírus e bactérias. A única coisa que podemos fazer é alimentarmo-nos o melhor possível por forma a aumentar as defesas.

Eu não consegui evitar o vírus e visto que nesta altura deve-se tomar o mínimo de medicamentos possíveis, fui tentando curar a constipação com todas as mesinhas que conhecia e me diziam e que deixo aqui a recomendação:
Dor de garganta:
§  1 colher de sopa de mel misturada com 15 gotas de própolis (produto das abelhas que funciona como antibiótico natural) – tomar 2 a 30 vezes ao dia
§  Misturar 1 colher sopa de mel com sumo de meio limão – gargarejar e posteriormente engolir -  de manhã em jejum e ao deitar
Febre, dores no corpo:
§  Tomar chá de gengibre e casca de limão (deixar ferver pelo menos 5 min para ficar mais forte). Depois de feito adicionar 1 colher de sopa de mel
§  Leite quente com mel ao deitar
§  Sumo de laranja natural ou concentrados de vitamina C
§  Benuron é o único antiflamatório que não afecta o bebé, pode ser tomado de 8 em 8 horas
Tosse:
§  Xarope natural de cenoura (cenoura às rodelas finas com açúcar mascavado)
§  Rebuçados de mel e eucalipto ou outros rebuçados peitorais (atenção para não comer demasiados devido ao açúcar)

Pingo no nariz:
§  Inalações de vapor de eucalipto (folhas de eucalipto com água a ferver)
§  Chá de folhas de eucalipto
§  Para desentupir utilizar apenas água do mar (vende-se nas farmácias)
§  Se não der com nenhuma das anteriores, como aconteceu comigo, a médica receitou Zirtec (1 comprimido ao deitar até passar mas tomar o menor número possível)

Eu tomei todas as mesinhas aqui indicados, a maior parte deve-se mesmo tomar antes de sentir o sintoma para evitar que ele apareça. Tive dias melhores que outros, mas o importante é que passou!
Para prevenir próximas, que vêem normalmente no inverno, deve-se ter uma alimentação muito variada e rica em vitaminas e minerais. No outono a toma diária de geleia real e pólen contribuem em muito para repor essas vitaminas e minerais necessários. Comigo costuma resultar!

2 comentários:

  1. Saudações, por vezes é complidado saber a verdade sobre a utilização de certas plantas, porque ha sites que nao aconselham o eucalipto ( folhas e oleos) durante a gravidez sem dar o fundamento real e outros que confirmem a sua utilização.
    To be or not to be.....

    ResponderExcluir
  2. Saudações, por vezes é complidado saber a verdade sobre a utilização de certas plantas, porque ha sites que nao aconselham o eucalipto ( folhas e oleos) durante a gravidez sem dar o fundamento real e outros que confirmem a sua utilização.
    To be or not to be.....

    ResponderExcluir